Sobre a Extensão "3DStudio In"


INTRODUÇÃO

Esta Extensão do ArchiCAD pode converter ficheiros 3D Studio (.3ds) em Objectos GDL ArchiCAD. O processo de conversão pode ser personalizado pelo utilizador.


COMO INSTALAR A EXTENSÃO "3DStudio In"?

Para instalar a Extensão "3DStudio In", copie o ficheiro "3DStudio In" para a sua pasta de Extensões designada (geralmente a pasta Extensões na pasta ArchiCAD 11). Neste caso, a extensão será automaticamente carregada da próxima vez que inicie o ArchiCAD. Alternativamente, pode guardar a Extensão em qualquer parte do disco duro, e carregá-la através do Gestor de Extensões (menu Opções).


COMO UTILIZAR A EXTENSÃO "3DStudio In" ?

Para converter um objecto 3DS:

  1. Seleccione o ficheiro 3ds com o comandoConverter 3DS em objecto GDL do menu Modelação/ Extras de Modulação >>Conversor 3DS

  2. A extensão mostra informação sobre o ficheiro 3DS original (número de pontos, polígonos e contagem de objectos). Pode modificar as dimensões do objecto (dimensão X (A), dimensão Y (B) e altura).
  3. Clique OK.

  4. A extensão verifica se o ficheiro 3DS contém associações de texturas. Se o ficheiro de textura não existir junto do ficheiro 3DS, o programa pede ao utilizador que especifique a sua localização.
  5. Durante a conversão, a extensão copia todas as texturas para a pasta de destino especificada, juntamente com o objecto GSM convertido.
  6. A extensão cria o novo Item de Biblioteca. O nome será gerado a partir do nome do ficheiro original .3ds (sem a extensão .3ds). No fim da conversão, é mostrada uma mensagem sobre o caminho do ficheiro .gsm criado.

Nota:
Dados de Entrada : um ficheiro .3ds (ficheiro 3DS Studio), e ocasionalmente ficheiros jpg ou outros ficheiros de textura. O formato dos ficheiros de textura têm que ser suportados pelo ArchiCAD. Actualmente são suportados ficheiros BMP, GIF, TIFF, TGA, JPG, PICT.
Dados de Saída: um ficheiro .gsm, e ocasionalmente ficheiros de textura (jpg, gif, pict, ...) registados no Gestor de Biblioteca ArchiCAD.


OPÇÕES DE CONVERSÃO

O processo de conversão é personalizável com o comando Opções... do menu Extras>>Conversor 3DS.

Transformação de Coordenadas:

O utilizador pode atribuir as coordenadas x,y ou z correctas, em vez da atribuição original (x=x, y=y, z=z). Pode haver um sinal '-' antes do x, y ou z. Por exemplo, quando o ficheiro 3ds é convertido de Lightwave, a atribuição recomendada é: x=x, y=z, z=y.
Escala: Define quantos milímetros correspondem a uma unidade no ficheiro 3ds.
Decimais: Especifica a precisão do tamanho do objecto convertido.

Transformação correspondente:
Ajustar Base para z=0: associa o fundo do objecto a z=0.
Ajustar ponto de gravidade do Objecto para (x=0, y=0): associa o ponto de gravidade do objecto a (x=0, y=0) na vista em planta.
Ajustar ponto de gravidade para 0 só quando necessário: isto significa que "corresponder ponto de gravidade a x=0, y=0" só funciona quando o objecto na vista em planta 2D não contém o ponto (x=0, y=0) (a origem 2D).

Criação de Pontos Quentes:

Pontos Quentes em 2D:
Cercadura: Moldura automática ArchiCAD (isto também ocorre quando não houver pontos quentes atribuidos em 2D)
Ponto Zero: x=0, y=0
Ponto Mais Exterior: Topo Esquerda, Baixo Esquerda, Topo Direita, etc.... max. 8 pontos quentes a partir dos pontos do objecto
Ponto de Gravidade: O ponto de gravidade do objecto
Nota: A opção seleccionada também resulta em pontos quentes 3D!

Pontos Quentes em 3D:
Cercadura: Máximo de 6 dos pontos exteriores. Cada um deste pontos quentes é um ponto no objecto.
Ponto Zero: x=0, y=0, z=0
Ponto de Gravidade: O ponto de gravidade do objecto


PASTA DE DESTINO

A localização dos objectos GDL convertidos é configurável com o comando Definir Pasta de Destino do menu Extras>>Conversor 3DS.


Exclusões:
©2007 Graphisoft. Todos os direitos reservados.
ArchiCAD são marcas registadas da Graphisoft.
Outras marcas e nomes são propriedade dos seus respectivos proprietários.